
Mediações e Sense-Making: duas lógicas comunicacionais do Design da Informação
2015; Brazilian Information Design Society (SBDI); Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.51358/id.v12i1.347
ISSN1808-5377
AutoresJúlia Rabetti Giannella, Sandra Regina de Oliveira de Souza,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoNo contexto de excesso de dados e valorização do tempo, a transformação de dados brutos em informação significativa pelas técnicas e princípios do Design da Informação se dá por meio de duas orientações não excludentes, porém distintas, de comunicação: a lógica das mediações (Martín-Barbero) pela qual as mídias têm gerado e difundido, geralmente de modo controlado, seus conteúdos (e, consequentemente, o conhecimento deles derivado) e a lógica do Sense-Making (Dervin), pela qual usuários, junto com as mídias ou além delas, se permitem a construção e difusão do conhecimento de uma realidade que é ordenada e caótica. O artigo esclarece essas duas lógicas comunicacionais e as ilustra por meio da análise de um infográfico interativo intitulado The electoral map: building a path to victory, publicado pelo The New York Times durante as eleições presidenciais de 2012 nos Estados Unidos.
Referência(s)