
O estimulo à prática da interdisciplinaridade e do multiprofissionalismo: a Extensão Universitária como uma estratégia para a educação interprofissional
2015; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
10.30979/rev.abeno.v15i2.93
ISSN2595-0274
AutoresAndréa Catelan Cardoso, Daniela Jorge Corralo, Mônica Krahl, Leonardo Porto Alves,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA educação interprofissional (EIP) tem se apresentado como uma estratégia para formar profissionais com perfil para o trabalho em equipe, essencial para a integralidade do cuidado em saúde. Este estudo descreve a prática da EIP nas atividades desenvolvidas no projeto de extensão “Atenção às famílias dos proprietários de cavalos de carroça do município de Passo Fundo-RS”, o qual tem como objetivos promover saúde e geração de renda para as famílias de catadores de lixo deste município, assim como estimular a consolidação da reorientação da formação profissional nos cursos da área da saúde da Universidade de Passo Fundo. O projeto é desenvolvido nas comunidades dos bairros Bom Jesus e Valinhos desde 2011. O trabalho em equipe multiprofissional com abordagens interdisciplinares permite aos acadêmicos experienciar competências e habilidades esperadas durante a formação acadêmica, como liderança, tomada de decisões, comunicação e atenção à saúde, dentro dos princípios da ética/bioética, buscando a resolução dos problemas de saúde em nível individual e coletivo. A ampliação do conhecimento e experiência, a experimentação do trabalho interdis-ciplinar e humanizado em imersão na comunidade, o estreitamento de laços entre a universidade e a comunidade, assim como formação técnico-científica humanizada foram citadas pelos extensionistas como contribuições à formação profissional. As atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão mostraram ser um método oportuno de estimulo à interdisciplinaridade e ao multiprofissionalismo, proporcionando atendimento social e de saúde às famílias envolvidas e contemplando a formação de um profissional ético, humanista, crítico e consciente do seu papel como cidadão.
Referência(s)