Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Memórias de professores homens que trabalharam como docentes de educação infantil e suas representações sociais

2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL; Volume: 6; Issue: 16 Linguagem: Português

10.26514/inter.v6i16.440

ISSN

2177-7691

Autores

Josiane Peres Gonçalves, Jéssica Barbosa Antunes,

Tópico(s)

Gender Roles and Identity Studies

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar as representações sociais acerca da atuação de homens como educadores na Educação Infantil e como o próprio homem docente percebe essas relações. Para a realização da pesquisa, adotamos o enfoque quantitativo para identificar quantos homens trabalhavam como docentes de Educação Infantil em Naviraí e o enfoque qualitativo para identificar as representações sociais desses homens. Ao constatar a não existência de homens professores nesta etapa da Educação Básica, optamos por pesquisar, por meio de entrevistas semiestruturadas, dois professores que atuaram na Educação Infantil, mas durante a realização da coleta de dados lecionavam em outros níveis de ensino. Os resultados indicam que a presença de professor homem está associada à disciplina, controle de sala e referencial masculino na vida de crianças que não têm a figura paterna em casa. Percebemos que as representações sociais predominantes na comunidade escolar interferem diretamente na prática desses docentes. Palavras-chave: Representações sociais. professores homens. Educação Infantil.

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