
Memórias de professores homens que trabalharam como docentes de educação infantil e suas representações sociais
2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL; Volume: 6; Issue: 16 Linguagem: Português
10.26514/inter.v6i16.440
ISSN2177-7691
AutoresJosiane Peres Gonçalves, Jéssica Barbosa Antunes,
Tópico(s)Gender Roles and Identity Studies
ResumoO presente estudo tem como objetivo investigar as representações sociais acerca da atuação de homens como educadores na Educação Infantil e como o próprio homem docente percebe essas relações. Para a realização da pesquisa, adotamos o enfoque quantitativo para identificar quantos homens trabalhavam como docentes de Educação Infantil em Naviraí e o enfoque qualitativo para identificar as representações sociais desses homens. Ao constatar a não existência de homens professores nesta etapa da Educação Básica, optamos por pesquisar, por meio de entrevistas semiestruturadas, dois professores que atuaram na Educação Infantil, mas durante a realização da coleta de dados lecionavam em outros níveis de ensino. Os resultados indicam que a presença de professor homem está associada à disciplina, controle de sala e referencial masculino na vida de crianças que não têm a figura paterna em casa. Percebemos que as representações sociais predominantes na comunidade escolar interferem diretamente na prática desses docentes. Palavras-chave: Representações sociais. professores homens. Educação Infantil.
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