A avaliçao da concretizaçao do processo de Bolonha numa instituiçao de ensino superior portuguesa
2009; National University of Distance Education; Volume: 15; Issue: 15 Linguagem: Inglês
10.5944/reec.15.2009.7505
ISSN2174-5382
Autores Tópico(s)Educational Practices and Policies
ResumoA questao central do Processo de Bolonha consiste na mudanca de paradigma de ensino, implicando a transicao de um modelo passivo, fortemente centrado na aquisicao de conhecimentos, para um modelo baseado no desenvolvimento de competencias, onde a componente experimental e de projecto desempenham um papel importante. Concluidos dois anos de funcionamento dos seus cursos de 1o Ciclo, a Escola Superior de Educacao de Santarem (Portugal) procedeu a uma avaliacao da implementacao do Processo de Bolonha ao nivel dos cursos. Este artigo apresenta os resultados dessa reflexao alargada. A partir da analise de dados recolhidos junto dos coordenadores (atraves de entrevista) e dos professores e alunos dos cursos (atraves de questionario), conclui-se que o balanco da implementacao do Processo de Bolonha e francamente positivo. Com efeito, permitiu, por um lado, uma maior reflexao sobre os perfis profissionais e centrar o processo formativo nas experiencias educativas e nas aprendizagens, nomeadamente as adquiridas no âmbito dos programas de mobilidade, por outro lado, permitiu tambem uma maior articulacao entre a actividade docente, de tutoria e a componente pratica. Apesar de tudo, subsistem questoes por aprofundar emelhorar, as quais irao sendo trabalhadas em funcao das avaliacoes que forem sendo feitas. The main issue of the Bologna’s Process consists in a change of the teaching paradigm, implying the transition of a passive model, strongly focused in the knowledge acquisition, for a model based in the skills development, where the experimental component and the project play an important role. Completed two years of operation of their courses of the FirstCicle, the Higher School of Education of Santarem (Portugal) carriedon with the evaluation of the implementation of the Bologna’s Process at the courses’level. This article presents the results of this extended reflection.From the analysis of data collected from coordinators (through interviews) and the teachers and students from the courses (through questionnaires), it is concluded that the review of the Bologna’s Process implementation is really positive. Indeed, it allowed, on the one hand, a better reflection on the professional profiles and focuses on the formative processin the educational experiments and in the learning, including those acquired as part of the mobility programs, on the other hand, it also allowed a better articulation between the teaching activity, of mentoring and the practical component. Nevertheless, substitute issues that must be developed and improved, which will be worked according to the assessments that are being made.
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