Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Children's reading/writing: comparison among groups of different public schools

2010; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 20; Issue: 47 Linguagem: Português

ISSN

1982-4327

Autores

Jerusa Fumagalli de Salles, Maria Alice de Mattos Pimenta Parente, Lia Beatriz de Lucca Freitas,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

A fim de tracar perfis e comparar o desempenho de leitura/escrita de 110 criancas de 2a serie de cinco escolas publicas, foram avaliadas leitura e escrita de palavras/pseudopalavras isoladas e compreensao de leitura textual. Na analise de cluster, identificaram-se tres subgrupos: desempenho elevado em leitura/escrita (86,36%); desempenho baixo em leitura/escrita (10%) e desempenho muito baixo em leitura/escrita (3,64%). Um total de 15 criancas (13,64% da amostra) apresentou alguma dificuldade de leitura e escrita de palavras. As diferencas de desempenho nao foram estatisticamente significativas para a leitura de palavras, mas na escrita o desempenho das criancas da escola 3 foi significativamente superior ao das criancas das escolas 1, 2 e 5. Mesmo sendo todas escolas publicas, que atendiam a uma populacao predominantemente de classe media-baixa, houve variabilidade de desempenhos em leitura e escrita, mais expressiva na escrita e na compreensao de leitura textual.

Referência(s)