
QUALIDADE DA INFORMAÇÃO: A AGENDA SOCIAL NA MÍDIA EM ANO ELEITORAL
2011; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
1518-2487
AutoresLuiz Gonzaga Motta, Railssa Peluti Alencar,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO Brasil tem mais de 60 milhoes de criancas e adolescentes, quase metade deles pobre. A realizacao de uma eleicao presidencial em 2006 ofereceu uma excelente oportunidade para discutir politicas publicas deste segmento na midia. Um trabalho de sensibilizacao de jornalistas e dos comites dos candidatos presidenciais foi realizado durante todo o ano para qualificar a informacao sobre esse tema social. O artigo relata uma analise de conteudo de 54 jornais e 4 telejornais brasileiros que mediu o impacto desse agendamento previo na qualidade do noticiario. Houve um crescimento significativo das noticias sobre o tema. Mas o jornalismo brasileiro (particularmente o telejornalismo) centrou a foco nos candidatos e nao nas politicas publicas, perdendo a oportunidade de qualificar a cobertura social com informacoes relevantes que estavam acessiveis.
Referência(s)