Artigo Produção Nacional Revisado por pares

CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO DOS EDUCADORES DO ENSINO INFANTIL SOBRE VIOLÊNCIA

2015; Postgraduate Program in Tourism of the Federal University of Rio Grande do Norte; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2446-7286

Autores

Cléa Adas Saliba Garbín, Thaís Jaqueline Vieira de Lima, Artênio José Ísper Garbín, Tânia Adas Saliba, Orlando Saliba,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Introducao : A violencia e suas repercussoes, tanto na saude quanto na qualidade de vida da populacao, tem sido alvo de inumeros estudos, envolvendo sua prevalencia, deteccao de maus-tratos, entre outros. Porem, faz-se necessario verificar o conhecimento de educadores do ensino infantil, visto que a formacao dos conceitos do individuo tem relacao com as concepcoes de quem ele convive, como os pais e professores com os quais mantem um tipo de relacao importante. Objetivo: Investigar o conhecimento, percepcoes e atitudes de educadores do ensino infantil, acerca da violencia. Metodologia : Realizou-se um estudo descritivo, com abordagem quanti-qualitativa, utilizando um questionario semi-estruturado auto aplicado, aos educadores de todas as Escolas Municipais de Educacao Basica de Aracatuba-SP. As questoes abertas foram analisadas pela tecnica da analise de conteudo e as perguntas fechadas atraves do programa Epi Info 3.2.5. Resultados : Dos 164 participantes do estudo, 75% consideraram a violencia fisica como o principal tipo de violencia sofrido pelas criancas; 87,2% afirmaram tomar alguma atitude, ao presenciar algum ato de violencia infantil, sendo 38,4% os educadores que interfeririam atraves do dialogo e 21,3% denunciariam o fato ao Conselho, entre outras condutas. Conclusao : Concluiu-se que os educadores do ensino infantil possuem amplo conhecimento a respeito do assunto, porem, para que as acoes contra a violencia sejam, de fato, efetivadas, existe a necessidade de implementar nas escolas um protocolo a ser seguido pelos educadores frente a situacoes de violencia.

Referência(s)