
PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DA DISCIPLINA DE CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA: UMA ANÁLISE POR MEIO DA ENTROPIA INFORMACIONAL EM DIFERENTES CURSOS DE GRADUAÇÃO
2013; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 7; Issue: 19 Linguagem: Português
10.11606/rco.v7i19.62890
ISSN1982-6486
AutoresIlse María Beuren, Paulo Roberto da Cunha, Viviane Theiss, Adilson Cordeiro,
Tópico(s)Business and Management Studies
Resumo<p>O objetivo deste estudo é verificar qual a percepção dos alunos da disciplina de contabilidade introdutória em diferentes cursos de graduação, aplicando-se a entropia informacional, uma medida de dispersão dos dados. Pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, foi realizada por meio de survey, com um questionário fundamentado em Paswan e Young (2002), contendo informações sobre o envolvimento do professor em sala de aula, interesse do aluno, interação professor/aluno, demanda da disciplina e organização da disciplina. A população compreende sete turmas e 172 respondentes. Trata-se de alunos que cursaram a disciplina de contabilidade introdutória ou equivalente nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Tecnólogo em Comércio Exterior, Turismo e Sistemas de Informação de uma Instituição de Ensino Superior de Santa Catarina. Com a utilização da técnica de entropia informacional foi possível identificar as questões que apresentaram menor entropia, e, portanto, maior dispersão nas respostas obtidas. Com a utilização de estatística descritiva foi possível identificar o curso que mais contribuiu para as dispersões de dados que se mostraram mais elevados. Conclui-se que o uso da entropia informacional contribuiu para identificar oportunidades de investigação de forma pontual, bem como melhorias na disciplina de contabilidade introdutória nos diferentes cursos de graduação da IES investigada</p>
Referência(s)