Artigo Produção Nacional Revisado por pares

A FORMAÇÃO ESTÉTICA DO PROFESSOR: CONCEITOS DE ARTES VISUAIS

2008; Portal de Periódicos UDESC; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1984-3178

Autores

Maria Luiza Passos Nunes, Carla Carvalho,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Neste trabalho, faz-se uma reflexao sobre uma pesquisa que envolveu uma experiencia de formacao estetica de um grupo de doze professoras. Desenvolvida por meio de atelies, esta formacao visava proporcionar as cursistas a possibilidade de desenvolver a capacidade de apreciacao e sensibilizacao estetica por meio do contato com expressoes artisticas. Tambem objetivava investigar como a educacao estetica se forma no ser humano e se essas experiencias proporcionam mudancas em aspectos pessoais e profissionais das professoras envolvidas. Salienta-se que, alem das artes visuais, as professoras vivenciaram atelies de literatura, de musica e de artes cenicas. Abordar-se-a, neste texto, a analise de um momento dessa experiencia, no qual o enfoque foram as artes visuais. Em outras palavras, trata-se de um instrumento de avaliacao na forma de um questionario, aplicado no final do primeiro semestre de 2006. Por meio desse questionario, procuraram-se indicadores que demonstrassem se as experiencias vivenciadas nos atelies produziram mudancas, individuais ou coletivas, bem como que demonstrassem como ocorreu, no grupo pesquisado, o processo de formacao do sentido estetico nas seguintes dimensoes: cognicao, afetividade e imaginacao. A intencao nao e esgotar a tematica, mas apontar indicios de que as experiencias vivenciadas nos atelies produziram, nas professoras, um movimento no sentido de provocar mudancas pessoais e profissionais. Palavras-Chave: Estetica; Formacao de Professores; Artes Visuais. Abstract: Teachers’ aesthetic training: concepts on visual arts. Considerations on research which comprises experience in aesthetic training of twelve teachers are provided. Training was developed through ateliers and aimed at developing appreciation and aesthetic sensitiveness in the trainees through their contact with artistic expressions. The manner aesthetic education is constructed in humans and whether such experiences provide changes in personal and professional life of the teachers involved were also discussed. It should be highlighted that, besides discussions on visual art, the teachers experienced discussions on literature, music and scenic arts. Paper deals with an instance of such an experience in which the visual arts are focused. A questionnaire, taken as an evaluation tool, filled at the end of the first semester of 2006, showed whether experiences in the ateliers had produced any individual or collective changes and the manner the process of the aesthetic sense occurred in the group according to aspects involving cognition, affectivity and imagination. Although the theme was not discussed to exhaustion, it aimed at showing whether experiences at the ateliers produced personal and professional transformations in the teachers. Key-Words: Aesthetics; Teachers’ Training; Visual Arts.

Referência(s)