MARX e ENGELS: CRÍTICA DA EDUCAÇÃO E DO ENSINO

2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português

10.9771/gmed.v3i2.9458

ISSN

2175-5604

Autores

Roger Dangeville,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Todos os escritores comunistas e socialistas partiram desta dupla constatacao: parece, por um lado, que os fatos retumbantes mais fecundos nao produzem resultados brilhantes, e chegam a atingir a trivialidade e, por outro lado, todos os progressos do espirito foram, ate aqui, progressos dirigidos contra a massa da humanidade que foi empurrada para uma situacao cada vez mais desumana . Eles consideravam portanto, (como Fourier, por exemplo) o progresso como uma frase abstrata, despida de sentido, ou supunham (como Owen, entre outros) que o mundo civilizado sofria de um vicio fundamental. A partir desta observacao, submeteram as bases materiais da sociedade atual a uma critica incisiva . A esta critica comunista correspondeu imediatamente, no dominio pratico, o movimento da grande massa , contra a qual se tinha ate entao desenvolvida a evolucao historica (Marx-Engels. A Santa Familia . In: Werke, 2, p.88).

Referência(s)