Fábula moral e invenção narrativa na obra de Italo Calvino
2013; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Inglês
ISSN
2177-3807
Autores Tópico(s)Diverse academic and cultural studies
ResumoItalo Calvino (1923-1985) e decisivamente um dos autores que mais viveu de perto todas as experiencias essenciais da historia intelectual pos-belica, acompanhando as transformacoes da cultura italiana e internacional ao longo de quarenta anos. Para alem disso, teve o grande merito de contribuir para o nascimento do “experimentalismo” e da procura de novos horizontes linguisticos e tematicos alheios aos do neorrealismo. E a fase da producao de Italo Calvino em que sobressai uma singular disposicao de se abandonar ao fabuloso, disposicao esta que ja tinha caracterizado algumas das suas obras de ficcao juvenis – e o caso, por exemplo, de Il visconte dimezzato (1952). Esse romance e outros dois, Il barone rampante (1957) e Il Cavaliere inesistente (1959), recolhidos em 1960 no volume I nostri antenati (titulo que sublinha a ligacao com o presente dos acontecimentos vividos pelos tres protagonistas – “nobres de fabula”, por assim dizer, devido as relacoes inabituais consigo proprios e com a realidade), fazem com que se possa falar de um escritor dotado de predisposicoes absolutamente unicas, particulares. De facto, Italo Calvino nestes tres breves romances demonstra como e possivel juntar a mais livre invencao a atitude moral e a racionalidade humana, sem alguma intencao dogmatica. Estamos, fundamentalmente, na presenca de tres obras de ficcao que podem ser lidas como verdadeiras parabolas sobre a razao; noutras palavras, como um conubio indissoluvel entre fabula, moral e invencao narrativa. Italo Calvino (1923-1985) is definitely one of the authors who has best experienced the essential events of post-war intellectual history, following the transformations of Italian and international culture in the course of forty years. Furthermore, he had the great merit of contributing to the birth of “experimentalism” and to that of the era of new linguistic and thematic horizons alien to neorealism. What stands out in this phase of Italo Calvino’s production is an underlying tendency to succumb to the fabulous, which had already characterized some of his juvenile works of fiction – such as Il visconte dimezzato (1952). This novel and two others, namely Il barone rampante (1957) and Il Cavaliere inesistente (1959), collected in the 1960 volume I nostri antenati (a title which emphasizes the connection with the present of the events experienced by the three protagonists – “nobles of fable”, so to speak, due to their unusual relationships with one another and with reality), enable one to refer to him as a gifted writer of absolutely unique and distinctive talent. In fact, Italo Calvino demonstrates in these three short novels how unfettered invention can be combined with a moral attitude and human reason without any dogmatic intention. These are, fundamentally, three works of fiction that can be read as true parables of reason; in other words, as an indissoluble union of fable, morality and narrative invention.
Referência(s)