A ESCASSEZ DE BIBLIOGRAFIAS PARA ASSESSORIAS DE IMPRENSA NA ÁREA ESPORTIVA

2010; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português

10.32813/2179-1120.2010.v3.n2.a237

ISSN

2179-1120

Autores

Ana Amélia de Barros Marques Andrade,

Tópico(s)

Sport and Mega-Event Impacts

Resumo

Assessorias de imprensa especializadas em esportes tem crescido vertiginosamente nos ultimos anos. Esse numero sera ainda maior a realizacao da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpiadas de 2016 no Brasil. Com o crescimento desse novo nicho de mercado, tem surgido novas oportunidades para os jornalistas nas assessorias, ao contrario da realidade das redacoes de televisao, radio, jornais e revistas. Uma das causas desse crescimento e a propagacao acelerada da internet, principalmente dos sites especializados e da evolucao das midias sociais. Em contrapartida a oferta de vagas no mercado, os assessores de imprensa esportivos possuem um grande desafio: conquistar maior espaco nas midias especializadas para as modalidades esportivas olimpicas e nao olimpicas, brigando diariamente com um grande concorrente: o futebol. Porem, o profissional das assessorias especializadas em esportes esta preparado para conquistar esse espaco? O mercado editorial da atualidade possui publicacoes especializadas para oferecer aos jornalistas o conteudo necessario para desenvolver esse trabalho? Os iniciantes neste nicho de mercado conseguem adquirir conhecimento de assessoria de imprensa esportiva na bibliografia disponivel hoje? Para responder essas e outras perguntas, este estudo baseia-se em uma pesquisa bibliografica sobre assessoria de imprensa e jornalismo esportivo, com objetivo principal de confirmar se existe demanda para novas publicacoes sobre o tema. Atraves da pesquisa e baseado nos conceitos apresentados por estudiosos do assunto, esperamos ter, ao final deste trabalho, embasamento teorico e conteudo necessario para sustentar a tese sobre a escassez de bibliografias para assessoria de imprensa na area esportiva.

Referência(s)
Altmetric
PlumX