
As cores do desejo. Alteridade, raça e sexo no cinema britânico
2011; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 5; Issue: 10 Linguagem: Português
10.11606/issn.1982-677x.rum.2011.51251
ISSN1982-677X
Autores Tópico(s)South Asian Cinema and Culture
ResumoA partir da análise de quatro filmes de diferentes momentos do cinema britânico (<em>Narciso Negro</em>, 1947, de Powell e Pressburger, <em>Um gosto de mel</em>, 1962, de Tony Richardson, <em>Passagem para a Índia</em>, 1984, de David Lean e <em>Minha adorável lavanderia</em>, 1985, de Stephen Frears) vamos examinar a tradição realista e as transformações no discurso e nas imagens sobre raça e sexualidade ao longo da segunda metade do século XX. A história do cinema britânico sugere, às vezes de modo muito direto e enfático, que há elos intrínsecos entre racismo e sexualidade. Observaremos as recorrências e diferenças entre as representações da alteridade nos filmes abordados para melhor compreender tais elos.
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