Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Pós-História e Pós-Modernidade. Dois conceitos-chave da filosofia da cultura crítica de Vilém Flusser e sua análise contemporânea da mídia e das imagens técnicas

2015; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Issue: 29 Linguagem: Português

10.1590/1982-25542015120223

ISSN

1982-2553

Autores

Michael Hanke,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

<title>Resumo:</title><p>Vilém Flusser ficou conhecido pelo conceito de <italic>pós-história</italic>, utilizado pela primeira vez em 1967, intitulando um livro de 1982. A pós-história de Flusser não é idêntica ao conceito de pós-modernidade, desenvolvido, em 1979, por Jean-François Lyotard, que fez carreira a partir do início dos anos de 1980. Entretanto, em 1985, após visitar a exposição inaugural do <italic>Centre Pompidou</italic> em Paris sobre as novas tecnologias, organizado por Lyotard, Flusser se apropriou do conceito de pós-modernidade. Publicou até três artigos sobre o assunto que, porém, não receberam a devida atenção. A relevância para a comunicação cresce pelo fato de que Lyotard, na sua exposição, utilizou a famosa fórmula de Lasswell como princípio organizador – <italic>Who says what in which channel to whom with what effect?</italic> A reflexão dada por Flusser sobre as novas tecnologias ganha assim uma nova contextualização teórica.</p>

Referência(s)