3. O Contemporâneo e o Tempo Presente nos Currículos Escolares de História nos EUA e no Brasil (2002-2012)
2013; Issue: 11 Linguagem: Português
10.33662/ctp.v0i11.2759
ISSN2179-2143
AutoresItamar Freitas, Jane Semeão, Margarida Oliveira,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo examina os usos da historiografia academica nos dispositivos empregados nos processos de formacao escolar de adolescentes. Especificamente, explora as apropriacoes que as propostas curriculares estaduais brasileiras e estadunidenses – produzidas entre 2002 e 2012 – fazem do “contemporâneo” e o do “tempo presente”. Aqui, sugerimos que as singularidades dos perfis societarios, dos processos de formacao de professor e da institucionalizacao da pesquisa sobre ensino de historia, nos dois paises, explicam nao so a predominância do contemporâneo sobre os demais periodos e ausencia de definicao do “tempo presente” (nos EUA e no Brasil), como tambem a enfase nos acontecimentos do pos-segunda guerra (nos EUA) e na experiencia posterior ao fim do socialismo real (no Brasil). Palavras-chave: Tempo Presente, Ensino de Historia, Curriculo, Brasil, EUA.
Referência(s)