Dinâmicas de espaço do road movie da década de 70: Richard C. Sarafian, Monte Hellman e Terrence Malick
2014; Associação de Investigadores da Imagem em Movimento; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14591/aniki.v1n2.16
ISSN2183-1750
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoVanishing Point (Richard C. Sarafian, 1971), Two-lane Blacktop (Monte Hellmann, 1971) e Badlands (Terrence Malick, 1973) são road movies que integram viagens distintas mas que, a dado momento, se assemelham. Fazem-no por via dos seus heróis, que agem como peregrinos não-místicos para quem a viagem surge como um destino em si, mesmo se revestida de perseguição, corrida de automóvel ou fuga à autoridade. Num género cinematográfico que se edifica a partir do elemento espacial, a vivência da estrada estrutura a narrativa, filme a filme. Desta forma, o momento em que a viagem perde o seu sentido teleológico adquire uma relevância acrescida, permitindo compreender com uma outra profundidade as dinâmica de espaço do género. Neste ensaio, analisarei comparativamente o modo através do qual personagens e realizadores se relacionam com o cenário/paisagem, no sentido de identificar constrangimentos ideológicos em relação ao espaço, constrangimentos esses que o road movie parece num primeiro momento ocultar. Easy Rider (Dennis Hopper, 1969) será uma presença transversal no texto uma vez que, enquanto fundador do género, fixou a lógica interna deste.
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