
A utilização do mapa mental como ferramenta facilitadora no desenvolvimento da habilidade da escrita
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Linguagem: Português
ISSN
2358-4319
AutoresAna Lúcia Alexandre de Oliveira Zandomeneghi, André Gobbo, Simoni Urnau Bonfíglio,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoAo contrario dos metodos lineares de registro das informacoes, o MapaMental e um instrumento que auxilia o educando a registrar e organizar as informacoes processando os pensamentos, ideias ou fatos de acordo com o tema central. Este nao depende de grandes quantidades de texto escrito, mas linhas, simbolos, palavras-chave, cores e imagens ou qualquer outra forma de comunicacao estabelecida pelo usuario. Este artigo tem por objetivo analisar a percepcao dos academicos quanto a eficacia do uso do mapa mental na producao cientifica textual. A pesquisa bibliografica aborda conceitos do processo metacognitivo, deautorregulacao e a inclusao desta ferramenta em estudo no processo de aprendizagem. Tem abordagem quantitativa e qualitativa, sendo que se caracteriza como um estudo exploratorio-descritivo para o qual se utilizou, como procedimento metodologico, o emprego de um questionario com perguntas fechadas e abertas, as quais exigiram uma analise descritiva e de discurso. O questionario e uma adaptacao do instrumento criado e validado por Wille (2010). A populacao investigada e composta por 104 academicos de duas instituicoes do ensino superior do Estado de Santa Catarina. O estudo emprega o metodo de abordagem indutivo e tambem se utiliza do metodo de procedimentocomparativo, por meio do qual se investigam fatos nas duas instituicoes e se busca explica-los segundo suas semelhancas e diferencas.Notadamente, o mapa mental se mostra um instrumento regulatorio da aprendizagem e um facilitador do processo de producao textual assim como um gerenciador na aquisicao do conhecimento por se tratar de um instrumento autorregulatorio do processo metacognitivo da aprendizagem, podendo ser utilizado no cotidiano do estudante desde que este esteja motivado e tenha objetivos claros e bem definidos.
Referência(s)