ANÁLISE DAS PROVAS DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS
2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
10.17115/2358-8411/v2n2a4
ISSN2358-8411
AutoresKarolliny Garcia Fonsêca, Ethel Menegucci Ulisses, Fábio Machado de Oliveira,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoNa ultima decada, varias areas do conhecimento estao desenvolvendo e aprimorando competencias especificas por meio da modalidade de olimpiadas estudantis. Dentre as varias olimpiadas existentes, podemos citar as olimpiadas de Astronomia, Lingua Portuguesa, Historia, Matematica, Quimica, Ciencias Junior, Informatica, Biologia e Fisica. O objetivo deste trabalho e tracar o perfil das provas da Olimpiada Brasileira de Matematica das Escolas Publicas (OBMEP) aplicadas aos estudantes do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental, aos alunos do Ensino Medio e da EJA por meio de uma analise detalhada das questoes. Na Analise das questoes da OBMEP foi possivel identificar os diferentes niveis das provas e as areas da Matematica mais contempladas pelas questoes. A OBMEP espera, por meio dessas competicoes intelectuais, despertar e incitar o interesse pela Matematica, tendo como objetivo aprimorar o ensino e incentivar os alunos a seguirem carreiras cientificas e tecnologicas, preparando os estudantes para as concedidas Bolsas de Iniciacao Cientifica Junior pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico (CNPq) e a Preparacao Especial para Competicoes Internacionais (PECI), que prepara para competicoes internacionais de modo que se possa comparar o nosso ensino com o de outros paises. Durante a analise das provas da OBMEP, foi possivel verificar que as provas de todos os niveis, obteve enfoque em Tratamento da Informacao.
Referência(s)