Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A pedagogia do consumo: estratégias da marca guaraná antarctica

2010; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11606/issn.1984-5057.v2i2p154-169

ISSN

1984-5057

Autores

Priscila Azeredo da Silva, Sandro Tôrres de Azevedo, Thaiane Oliveira, Guilherme Nery Atem, Laura Martini Bedran, Mariana Ayres Tavares,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar como a publicidade ensina ao consumidor modos de usar os objetos de consumo. Tal abordagem irá privilegiar as transformações ocorridas no aspecto estratégico da comunicação publicitária da marca, tangenciando questões relacionadas a experiência. Para isso, a pesquisa recorre, a título de objeto de análise, à periodização de três momentos da publicidade do Guaraná Antarctica: nos anos 1920, nos anos 1990 e nos anos 2000.

Referência(s)