Modelação computacional, ambientes interactivos e o ensino da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática

2013; Volume: 25; Issue: 25 Linguagem: Português

ISSN

1646-401X

Autores

Rui Neves, Vítor Duarte Teodoro,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Nas diversas areas da Ciencia, Tecnologia, Engenharia e Matematica a construcao de conhecimento envolve processos de investigacao baseados em accoes de modelacao que equilibram elementos teoricos, experimentais e computacionais. Os correspondentes ambientes, curriculos e recursos de aprendizagem devem por isso estruturar-se em torno de metodologias pedagogicas baseadas nos processos de investigacao profissionais, definindo estrategias especificas para cada area que sejam capazes de ajudar a estabelecer caminhos de apren- dizagem epistemologicamente equilibrados atraves das diferentes fases cog nitivas associadas aos varios tipos de processos de modelacao. Este equilibrio epistemologico-cognitivo continua, no entanto, longe de ser uma realidade para a maioria dos cursos, em particular no que se refere a integracao de temas computacionais. Neste artigo discutimos uma estrategia de solucao para este problema que se baseia no desenvolvimento de actividades de aprendizagem interactivas que equilibram a inclusao de experiencias de modelacao computa- cional exploratorias e expressivas. Ilustramos com exemplos de Fisica criados no ambiente Modellus, que podem ser utilizados ao nivel do Ensino Secundario e do Ensino Superior, quer nos programas curriculares dos estudantes quer em cursos de formacao de professores. Apresentamos e discutimos tambem resultados da implementacao desta estrategia em varios cursos universitarios. Palavras-chave : Aprendizagem e ensino; Ambientes interactivos; Modelacao computacional; Fisica; Matematica.

Referência(s)