
“Vá ao Café Anos 80 e peça uma Pepsi”: Os valores da Pepsi representados no merchandising da trilogia De Volta Para o Futuro
2011; UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2237-4531
AutoresRafael José Bona, Mathias Werner Habeck,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoA Pepsi ha muito tempo vem tentando ser a lider em vendas de refrigerantes. E de longa data suas estrategias de publicidade e propaganda. No cinema, por exemplo, a Pepsi buscou uma oportunidade de expandir sua propagacao e ideologia por meio da Geracao Pepsi. Este trabalho se dedica a estudar a trilogia De Volta Para o Futuro , pois a mesma utiliza seu protagonista para, alem de fazer parte da narrativa da historia, interagir com o refrigerante que e mencionado verbalmente ou visualmente em diversos momentos importantes dos filmes. O protagonista Marty, um jovem tipico dos anos 80 carrega consigo toda uma personagem construida com a ideologia de uma decada. Esta pesquisa, portanto, analisa a forma que a Pepsi demonstra seus valores por meio do merchandising na narrativa da trilogia De Volta Para o Futuro . A partir do estudo verificou-se que as marcas trabalham a construcao de uma personificacao por meio das insercoes publicitarias.
Referência(s)