Pensando o Trabalho Educativo
2011; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18224/educ.v14i2.1967
ISSN1983-7771
Autores Tópico(s)Educational Practices and Policies
ResumoResumo: este artigo discute concepcoes e praticas de educacao, seus pressupostos e implicacoes, a relacao entre educacao, escola e sociedade; educacao, classe social e ideologia, e o carater politico das ideias e praticas pedagogicas, do trabalho educativo de ensinar e formar. E o faz lembrando que, ao buscar a via da critica e da transformacao social, o educador confere um sentido novo, quem sabe revolucionario, a sua praxis; nao separa as ideias e as praticas pedagogicas do sentido e da finalidade da existencia coletiva, da vida em comum, nem da busca da igualdade e da justica. Palavras-chave: psicologia, educacao e sociedade, escola, classe social e ideologia, carater politico do trabalho educativo
Referência(s)