AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLA RIBEIRINHA: DESCRIÇÃO DE UMA REALIDADE A PARTIR DO OLHAR DOS ALUNOS
2009; Fédération internationale d'Education physique; Volume: 79; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2412-2688
AutoresIranira Geminiano de Melo, Célio José Borges,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste trabalho e um estudo descritivo, qualitativo que teve como objetivo discorrer sobre as aulas de Educacao Fisica, desenvolvidas em uma escola ribeirinha do Municipio de Porto Velho Rondonia. A amostra compoe de 52 estudantes, regularmente matriculados do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. As informacoes foram coletadas a partir do emprego de um questionario com perguntas abertas, evolvendo questoes relacionas a preferencia dos alunos pelas atividades desenvolvidas durante todo o ano letivo. Os resultados sugerem que: a) as atividades que os alunos mais gostariam de praticar sao: natacao, futsal, futebol, atividades com cordas, voleibol, danca, ginastica de solo e brincar de boneca; b) As que mais gostaram de praticar foram: jogos motores, futebol, ginastica de solo, atividades com corda, corrida/salto (atletismo), queimada, voleibol, alongamento, abdominal e handebol e; c) As que nao gostaram de participar foram: corrida, ginastica de solo, alongamento, futebol, atividades com arco, cantigas de roda. O estudo considerou importante verificar a opiniao dos alunos para que o planejamento va de encontro com as suas expectativas e necessidades, pois oferecendo atividades mais agradaveis torna-se mais proxima a possibilidade de aceitacao das limitacoes impostas pelas situacoes de jogo, de tolerância as pequenas frustracoes, das limitacoes individuais, de colaboracao e participacao nas atividades com entusiasmo.
Referência(s)