
Pensar e Pesquisar:caminhos para o conhecer
2010; Universidad Santo Tomás; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2500-543X
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO presente texto tem como objetivo fortalecer a ideia de inseparabilidade do entre o “p ensar” e o “pesquisar”, como sendo caminhos para o “conhecer”. Mas e imprescindivel que, de pronto, se esclareca que nao estamos falando de todas as formas de pensar. Trazemos elucidacoes caras a educacao, como compreender os aspectos epistemologicos e didatico-pedagogicos dos termos em estudo, um imbricado no outro. Para dar conta e razao vamos tracar um caminho de esclarecimentos quanto ao primeiro aspecto e, concomitantemente, reapresentar caminhos esquecidos para o segundo aspecto, razao da pedagogia. Portanto, serao discutidos os conceitos e entendimentos das palavras “pensar”, “pensamento” e “pesquisa” como processos simultaneamente dependentes e distintos que, em comum, objetivam o conhecimento. As ideias conceituais nao se prenderam apenas a erudicao – uma das atividades do ensino –, mas tambem, e principalmente, na construcao de um conhecimento gerado da experiencia da autora, ancoradas na autonomia e comprometimento etico com a arte de pensar. E, as sequencias trazem a tona alguns autores que ha muito discutem a educacao na perspectiva pedagogica que denominamos de socio-historica. Palavras-chave : Pensar; Pensamento; Pesquisar; Pedagogia socio-historica.
Referência(s)