
Teatro do Oprimido: síntese histórica do Arena ou narrativa de resistência do encontro de Augusto Boal com a pedagogia do teatro?
2015; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/issn.2238-3867.v15i1p191-202
ISSN2238-3867
Autores Tópico(s)History, Culture, and Society
Resumo<div class="page" title="Page 2"><div class="layoutArea"><div class="column"><p><span>Este artigo pretende analisar os principais fatores históricos que levaram Augusto Boal a novas propostas de recepção e encenação com o Teatro do Oprimido. Sob a ótica da crítica foucaultiana, o Teatro do Oprimido é discutido como um projeto contemporâneo que dá continuidade e, ao mesmo tempo, resiste à moderna pedagogia teatral de Stanislavski (dirigida à noção de sujeito e cuidado de si) forjando uma pedagogia teatral da biopolítica que incorpora em seu escopo dramatúrgico e improvisacional tecnologias avançadas de julgamento e decisão de problemas (opressões) populacionais. </span></p></div></div></div>
Referência(s)