
Sobre Ima(r)gens Etnográficas
2017; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 15; Issue: 35 Linguagem: Espanhol
10.22456/1984-1191.71840
ISSN1984-1191
AutoresMarcos Alexandre dos Santos Albuquerque,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEm seu filme Nossa Música, o cineasta Jean-Luc Godard utiliza metaforicamente os termos técnicos da linguagem cinematográfica, campo e contracampo, para tematizar a História. Nesse artigo utilizo-me desse insight para tematizar a História no filme etnográfico. Proponho que para além do dualismo tradição e modernidade, o uso dos híbridos e da ambiguidade aparecem como uma crítica e sugestão de novas sintaxes para a narrativa antropológica.Palavras-chave: Cinema. Filme etnográfico. África. Surrealismo. Hibridismo.About Etnhographic Ima[r]gensAbstractIn his film Notre Musique, filmmaker Jean-Luc Godard uses, metaphorically, the technical terms of film language, shot and counter-shot, to thematize History. In this article, I use this insight to thematize History in ethnographic film. I propose that beyond the dualism tradition and modernity, the use of hybrids and ambiguity appear as a review and suggestion of new syntaxes for anthropological narrative.Keywords: Cinema. Ethnographic film. Africa. Surrealism. Hybridism.
Referência(s)