O CENÁRIO EDUCACIONAL NA PRINCESA DA BAIXADA(1920-1960)
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Linguagem: Português
ISSN
2358-4319
Autores Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoEstudo acerca das instituicoes escolares, o grau de ensino oferecido, as praticas e os sujeitos, que em tempos e lugares diversos contribuiram para o processo de escolarizacao de Pinheiro, Estado do Maranhao, no periodo de 1920 a 1960. Adota-se como procedimentos metodologicos a pesquisa bibliografica utilizando um referencial teorico os estudos de Dallabrida (2007, 2009), Horta (1994), Souza (1998, 2004, 2008) e outros. Os estudos de Martina (2001), De Certeau (2008), Burke (2005) e outros forneceram subsidios para o entendimento das mudancas ocorridas na Historia da Igreja Catolica e o papel por ela desempenhado no campo educacional, enquanto as interpretacoes de Castro (2007), Coutinho (2005), Fernandes (2003), Motta (2006), Rodrigues (1993) e Saldanha (2008) contribuiram para o entendimento dos aspectos politicos e culturais sobre a historia da educacao maranhense. Fez-se uso dos trabalhos realizados por Alvim (2006), Gomes (2004), Leite (2000, 2006), Soares (2006) e Viveiros (2007) sobre o contexto sociopolitico e economico do municipio de Pinheiro. Recorre-se tambem a analise documental em que o jornal Cidade de Pinheiro se constituiu o principal documento para a tessitura da Historia da Educacao da cidade, juntamente com a analise da legislacao educacional, mensagens, publicacoes governamentais, regulamentos de ensino. Lanca-se mao dos regimentos internos, programa das disciplinas, ata de matricula, quadro demonstrativo de funcionarios e alunos, nota dos discentes, relatorios, livro de tombo e fotografias. Fez-se uso, neste caminhar, da Historia Oral tendo como sujeitos aqueles que vivenciaram o processo de escolarizacao, como alunos, professores e funcionarios, que, atraves de suas memorias contribuiram para a reconstituicao do passado das instituicoes de ensino. Constata-se diferenciadas maneiras de escolarizacao pinheirense, estando esse fato relacionado aos lugares a partir dos quais essas instituicoes foram organizadas e ao envolvimento dos atores que participaram desse processo. Percebe-se que a escola como produtora de uma cultura propria, num momento historicamente determinado, no qual os sujeitos se apropriaram deste ambiente cultural e o reelaboraram no seu cotidiano, produzindo praticas sociais e escolares de diferentes modos. Conclui-se que o processo de constituicao da escolarizacao no municipio passou por situacoes de avancos e retrocessos e teve a contribuicao de diversos atores sociais que colaboraram de forma significativa para a formacao da juventude do municipio.
Referência(s)