
Sonoridades da vida conjugal registradas em versos de canções brasileiras produzidas entre 1940 e 1960
2015; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS; Volume: 32; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/0103-166x2015000300011
ISSN1982-0275
AutoresSabrine Mantuan dos Santos Coutinho, Zeidi Araújo Trindade, María Cristina Smith Menandro, Paulo Rogério Meira Menandro,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO objetivo do presente estudo foi identificar elementos de representações sociais de casamento, marido e esposa, presentes em letras de canções populares gravadas nos anos de 1940 e 1950. Foram selecionadas 306 letras de canções, a partir de consulta a acervos particulares. Na análise dos dados foi utilizado o softwareAlceste, que apontou a existência de quatro classes, que diferentes formas de discurso acerca das relações conjugais e dos papéis de gênero no casamento, indicando elementos de representações sociais. Um primeiro grupo, constituído pelas classes 1, 3 e 4, pode ser considerado um eixo na organização das representações sociais de casamento, marido e esposa. Esse eixo, aqui denominado Papel feminino e masculino no casamento: real versus ideal, caracteriza-se por apresentar um discurso predominantemente masculino quanto aos aspectos do cotidiano conjugal, com indicações da esposa ideal e da esposa inadequada, retratando o marido como trabalhador/provedor financeiro. Já o outro eixo temático, constituído pela classe 2, tem como tema a desilusão amorosa e a separação. Os resultados exemplificam o papel dos fatores sociais, históricos e culturais na construção das configurações reais com que as relações conjugais são vividas. Apontam, também, como tais relações são orientadas e justificadas por representações sociais flexíveis, associadas aos contextos nos quais foram produzidas, consolidadas e/ou transformadas.
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