Alunos com deficiência: um estudo de caso no ensino superior
2013; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
10.30681/ecs.v3i1.1129
ISSN2237-1648
AutoresAntônio Renato Bigansolli, Felipe Lins de Brito Costa, Frederico Alan de Oliveira Cruz,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO processo de inclusao no Brasil tem evoluido desde 1996 com a Lei de Diretrizes e Bases da Educacao que passou a garantir aos cidadaos acesso a niveis mais elevados de ensino, independente da realidade ou necessidade educacional. A grande questao e saber se apesar da garantia de acesso, a presenca de alunos com algum tipo de deficiencia nas Instituicoes de Ensino Superior (IES) esta ocorrendo. Nesse trabalho procurou-se identificar a inclusao de alunos com deficiencia nas escolas publicas do municipio de Seropedica/RJ e nos cursos de Graduacao da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), atraves dos registros de matriculas existentes. Os dados obtidos mostram que apesar de inumeras politicas existentes, o acesso ao ensino superior pelos alunos com deficiencia, do entorno da UFRRJ, tem sido muito inferior ao existente no Brasil e ao municipio de Seropedica/RJ. Essa realidade mostra que as universidades devem ser elemento modificador das politicas educacionais nas regioes em que estao localizadas, mudando a realidade social e educacional dos seus moradores para sua efetiva integracao social. Palavras-Chave: UFRRJ; ensino fundamental; ensino medio; inclusao; EducaCenso.
Referência(s)