INCLUSÃO E EXCLUSÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
2008; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1982-8918.3760
ISSN1982-8918
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO artigo elenca os principais acontecimentos históricos quanto ao caminho percorrido pela Educação Física no âmbito escolar analisando aspectos relacionados com o eixo inclusão/exclusão que permeou a Educação Física na trajetória sócio-histórica. Esse diálogo com o passado não implica esclarecer o presente, não supõe ensinar como deveria ter sido, apenas relata o que foi e mostra que os acontecimentos não se dão de forma arbitrária, mas existe relacionamento entre eles. O estudo revela o quanto na história da Educação Física os alunos com deficiência foram excluídos do processo ensinoaprendizagem e deixa pistas para a superação dessa exclusão.
Referência(s)