Uso de rede social e participação social
2010; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.13037/ras.vol6n1.59
ISSN2179-2518
AutoresSonia Lara, Concepción Naval Durán,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoExistem inumeros estudos recentes que descrevem a penetracao do uso de redes sociais entre os cidadaos mais jovens e os nao tao jovens. Estes meios sao caracterizados como tendo um grande potencial para promover a socializacao e o sentimento de pertencimento a uma comunidade; no entanto, existem resultados de pesquisas relativas ao contrario, ou seja, que as redes nao estao influenciando o desenvolvimento de uma maior participacao civica de forma real. Neste trabalho, esta questao foi analisada a luz dos desafios educacionais que sao apresentados por redes sociais como promotoras da participacao social. Segundo um estudo da consultoria Experian Hitwise, a rede social Facebook foi o site mais visitado nos EUA, entre 6 e 13 de marco de 2010; anteriormente, esta posicao tinha sido usualmente ocupada pelo motor de busca Google, ainda segundo dados da Experian Hitwise. O Facebook capturou 7,07% do trafego de Internet, enquanto o Google recebeu apenas 7,03%. O referido estudo comparou apenas o Facebook.com e o Google.com, sem levar em conta outros sites pertencentes ao Google, como Gmail, Google Maps e YouTube. Se estes sites fossem levados em conta, o trafego para o Google teria atingido 11,03%. De acordo com Matt Tatham, diretor de comunicacoes da Hitwise, esses dados mostram que “a partilha de conteudos tornou-se uma forca enorme na Internet”.
Referência(s)