Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Desempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano do ensino público

2011; SciELO; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s2179-64912011000300008

ISSN

2179-6491

Autores

Simone Aparecida Capellini, Amanda Corrêa do Amaral, Andrea Batista Oliveira, Maria Nobre Sampaio, Natália Fusco, Jose Francisco Cervera-Mérida, Amparo Ygual Fernández,

Tópico(s)

Reading and Literacy Development

Resumo

OBJETIVOS: Caracterizar, comparar e classificar o desempenho de escolares do 2º ao 5º ano do ensino público segundo a semiologia dos erros. MÉTODOS: Participaram deste estudo 120 escolares do 2º ao 5º ano de escola pública municipal de Marília-SP, sendo 30 de cada série, divididos em quatro grupos: GI (2º ano); GII (3º ano); GIII (4º ano); e GIV (5º ano). Como procedimento foram aplicadas as provas do Pro-Ortografia: versão coletiva (escrita de letras do alfabeto, ditado randomizado das letras do alfabeto, ditado de palavras, ditado de pseudopalavras, ditado com figuras, escrita temática induzida por figura) e versão individual (ditado de frases, erro proposital, ditado soletrado, memória lexical ortográfica). RESULTADOS: Houve diferença na comparação intergrupos, indicando melhor desempenho dos escolares a cada série subsequente, na maior parte das provas da versão coletiva e individual. Com o avanço da seriação escolar, os grupos apresentaram menor média de erros na escrita. CONCLUSÃO: O perfil de aquisição da ortografia do sistema de escrita do Português observado em escolares do ensino público é indicativo do funcionamento normal de desenvolvimento da escrita infantil.

Referência(s)