Artigo Acesso aberto

Equações Diofantinas Lineares: um viés histórico- epistemológico como recurso para introduzir diferentes estratégias de resolução de problemas

2012; UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.26843/rencima.v3i1.97

ISSN

2179-426X

Autores

Wagner Marcelo Pommer, Clarice Peres Carvalho Retroz Pommer,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo discute a relevância da utilização de situações problema envolvendo tópicos da teoria Elementar dos Números no ciclo básico, enfatizando aspectos da origem e desenvolvimento histórico-epistemológico das Equações Diofantinas Lineares. A proposta se embasou na apresentação de alguns problemas de indeterminação linear que surgiram no percurso da História da Matemática, que se constitui em recurso didático para introduzir estratégias de resolução que valorizem aspectos da teoria Elementar dos Números e que permite melhor entender seu papel para enriquecer o ensino da matemática.

Referência(s)