Equações Diofantinas Lineares: um viés histórico- epistemológico como recurso para introduzir diferentes estratégias de resolução de problemas
2012; UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
10.26843/rencima.v3i1.97
ISSN2179-426X
AutoresWagner Marcelo Pommer, Clarice Peres Carvalho Retroz Pommer,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo discute a relevância da utilização de situações problema envolvendo tópicos da teoria Elementar dos Números no ciclo básico, enfatizando aspectos da origem e desenvolvimento histórico-epistemológico das Equações Diofantinas Lineares. A proposta se embasou na apresentação de alguns problemas de indeterminação linear que surgiram no percurso da História da Matemática, que se constitui em recurso didático para introduzir estratégias de resolução que valorizem aspectos da teoria Elementar dos Números e que permite melhor entender seu papel para enriquecer o ensino da matemática.
Referência(s)