GRUPOS E AFILIAÇÕES SOCIAIS
2011; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 12; Issue: 26 Linguagem: Português
10.12957/teias.2011.24223
ISSN1982-0305
Autores Tópico(s)Asian Culture and Media Studies
ResumoNem toda aglomeracao de pessoas pode ser considerada um grupo. Os participantes de uma aglomeracao nao comungam de cumplicidades sociais que os vinculem para alem de circunstâncias momentâneas que os levam a alguma aproximacao fisica. Os grupos, pelo contrario, afirmam-se por comportamentos que buscam expressar e legitimar identidades, numa luta pela significacao. As identidades grupais entrecruzam-se com identidades pessoais em processos de identificacao que reflectem a interseccao de um “eu” com um “nos”, em contraposicao com outros, olhados como “eles”. No presente ensaio apresentam-se alguns estudos de caso de culturas de grupo. Num primeiro momento, toma-se por objecto de estudo a cultura cigana, aproximada por abordagem etnografica; logo de seguida, centramo-nos num ritual presente em grupos de rapazes transmontanos, a denominada festa dos rapazes. Em ambos os casos veremos que a forca da tradicao e evocada para justificar o desenvolvimento de culturas de grupo, por efeito de processos de socializacao que se transmitem de uma geracao a outra. Finalmente, analisam-se culturas juvenis contemporâneas (estilos e afirmacoes de identidade) passando pela discussao dos chamados revivalismos tribalistas. Palavras-chaves: Grupos sociais, cultura, identidade.
Referência(s)