Artigo Acesso aberto Produção Nacional

DISCUSSÕES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA EM UM CURSO SOBRE A HISTÓRIA DA ASTRONOMIA

2010; Issue: 10 Linguagem: Português

10.37156/relea/2010.09.017

ISSN

1806-7573

Autores

Victória Flório Pires de Andrade, Bruno L ́Astorina,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

Há um número crescente de pesquisas na área de ensino de ciências que afirmam a importância de discussões sobre a “natureza da ciência” na educação básica e na formação de professores. A história da ciência aplicada ao ensino é uma maneira de contextualizar discussões epistemológicas, permitindo tanto a compreensão de conteúdos científicos quanto o aprendizado de noções sobre as ciências. Neste trabalho apresentamos algumas definições razoavelmente consensuais sobre a natureza da ciência que foram amplamente discutidas pela comunidade acadêmica e mostramos como alguns episódios da história da astronomia podem levar a discussões envolvendo alguns dos aspectos da natureza da ciência.

Referência(s)