O PASSADO À ESPREITA, A HISTÓRIA EM ALERTA: UMA LEITURA HISTORIOGRÁFICA DO FILME INCÊNDIOS, DE DENIS VILLENEUVE

2014; Volume: 14; Issue: 14 Linguagem: Português

ISSN

1982-1662

Autores

Leonardo Ventura,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

A historia comeca por um reconhecimento: de dentro da piscina, com a visao ao nivel d’agua, Nawal observa os pes das pessoas de fora, e enxerga a marca inconfundivel tatuada no calcanhar direito do filho no dia de seu nascimento. Eles haviam estado separados por muito tempo, e agora se reuniam por esse desnivel do olho. Mas Villeneuve nao comeca por ai. Para entender este confronto, e preciso partir do passado. Nawal, de familia crista, nascida em um pais dividido pelo conflito etnico, nacao nao nomeada, emuladora dos conflitos no Oriente Medio, significante sem significado, engravida de um refugiado muculmano, este, morto pelos irmaos de Nawal ao saberem do romance. O bebe, que nasce em segredo gracas a interferencia da bisavo, e levado para um orfanato, nao sem antes receber uma marca distintiva, tres pontos tatuados na vertical do calcanhar, reticencias invertidas – um sinal de despedida ou uma promessa de reencontro? Nawal, de fato, promete reencontra-lo.

Referência(s)