Artigo Revisado por pares

Escola-favela, conhecimentos, transgressão e poder: esses meninos não têm jeito?

2009; Núcleo de Editoração da PUC Campinas; Issue: 27 Linguagem: Português

ISSN

2318-0870

Autores

Rodrigo Torquato da Silva,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O objetivo deste artigo e apresentar uma pesquisa de doutorado, em andamento, e discutir uma problematica historica acerca dos tensionamentos existentes na relacao escolas publicasclasses populares. Trago como ponto de partida, para problematizacao, duas situacoes vivenciadas em escolas publicas em periodos diferentes. Ambas envolvem trajetorias de vidas e estrategias de sobrevivencia. Os conflitos entre as logicas de aprendizagem que alguns estudantes constroem fora da escola e as tentativas de enquadramentos em modelos de comportamentos institucionais sao o ponto central da discussao a que aqui me proponho. Trago para o debate a questao da colonialidade do saber. Busco fundamentacao teorica em Quijano e Boaventura Santos, ancorando-me nas nocoes de eurocentrismo e epistemicidio para tentar compreender os processos de exclusao e estigmatizacao daqueles estudantes de escolas publicas que constroem logicas de conhecimentos fora da escola, e que nao se enquadram nos modelos, ao contrario, desafiam os modelos. Porem, em funcao disso, sao considerados transgressores e constantemente convidados a se retirarem das escolas, ainda que tal “convite” seja feito de forma sutil e nao formalizada. Palavras-chave : Escola-favela. Conhecimentos. Transgressao e poder.

Referência(s)