Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Lições da televisão brasileira para a construção de um conceito de TV de qualidade: o programa «Pânico na TV!»

2005; Grupo Comunicar Ediciones; Volume: 13; Issue: 25 Linguagem: Português

ISSN

1988-3293

Autores

Silene de Araújo Gomes Lourenço,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Quando especialistas do mundo todo sao convidados a refletir sobre «a televisao que queremos», nao podemos deixar de pensar, mais uma vez, na peculiaridade da televisao brasileira, criadaem1950, gracas aos esforcos de Assis Chateaubriand, e largamente difundida a partir de 1965, com a fundacao da Rede Globo, que se transformou em verdadeiro fenomeno de comunicacao de massa, capaz de contribuir para a formacao de uma identidade nacional suplantando os interesses do capital privado. Sem deixar de considerar todas as criticas que a televisao aberta e comercial no Brasil possa merecer, nao podemos, no entanto, negar o seu papel na compreensao e apreensao de uma «TV de qualidade». Nela encontramos, com efeito, o sucesso e o papel nacional de uma grande televisao, assistida por todos os meios sociais, e que pela diversidade de seus programas constitui um poderoso fator de integracao social.(WOLTON, 1996) Para entender o papel que a televisao desempenha em nossa sociedade, propomos um movimento de aproximacao entre Comunicacao, Educacao e Cultura, que leve educadores e profissionais ligados a comunicacao educativa a pensar a televisao como referencia para a construcao de uma nova etica e como produtora de uma estetica ainda muito pouco percebida. No intento de levar este proposito adiante, escolhemos um programa da REDETV! que e hoje fenomeno de audiencia no Brasil e surpreende ate mesmo experientes profissionais de televisao, para analise e reflexao: o Pânico na TV! O programa tem a duracao de 90 minutos e vai ao ar as 18 h do domingo, com reprise as sextas-feiras (23h00). Alguns quadros sao fixos e outros surgem a cada semana. Alem da criatividade e espontaneidade dos apresentadores e de um cenario caotico, o programa surpreende pelo humor inteligente, mas politicamente incorreto e tolerado pelos telespectadores. Satiras, trotes, comentarios de noticias, materias fora do estudio como invasoes em festas ou abordagens de pessoas nas ruas, sao algumas estrategias do programa. Imagens do programa que vai ao ar diariamente pela radio Jovem Pan tambem saousadas na televisao. Ao nosso ver, o sucesso do programa Pânico na TV! e expressao de uma sociedade fundada na oralidade e na imagem, e nao no discurso do conhecimento e na racionalidade.A apreensao do conhecimento pela imagem e sua transmissao oral dao origem, pois, a um tipo de intersubjetividade diferente daquela fundada no discurso e na razao. Tanto no campo da informacao como no campo da publicidade e do entretenimento, os efeitos socializadores da televisao podem ser mais bem entendidos a partir da logica das emocoes, dos mecanismos do inconsciente e das comunicacoes inadvertidas. (FERRES, 1998) Esta seria a chave para a compreensao do fenomeno da televisao brasileira. E esses sao os aspectos que pretendemos discutir nesse debate sobre a qualidade da TV que queremos.

Referência(s)