
O CONCEITO DIALÉTICO DE MEDIAÇÃO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA EM INTERMEDIAÇÃO COM A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.9771/gmed.v7i1.12463
ISSN2175-5604
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
Resumo<p class="MsoNormalCxSpFirst" style="margin-bottom: .0001pt; mso-add-space: auto; text-align: justify;"><span style="font-family: ";Garamond";,";serif";;">Considerando a centralidade da categoria de “mediação” na concepção dialética, para abordar essa categoria na pedagogia histórico-crítica em intermediação com a psicologia histórico-cultural o artigo começa por caracterizar a lógica dialética a partir de sua formulação por Hegel com a correspondente crítica de Marx e sua reformulação em bases materialistas. Na sequência, para evidenciar o caráter da dialética como expressão do próprio movimento da realidade, é apresentada a controvérsia entre indutivismo e dedutivismo na filosofia da ciência. No segundo momento examina-se o significado da categoria de “mediação” na pedagogia histórico-crítica, cuja intermediação cm a psicologia histórico-cultural é objeto da terceira parte do artigo.</span></p>
Referência(s)