O papel da comunicação na humanização da atenção à saúde

2009; Conselho Federal de Medicina; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1983-8042

Autores

Maria Júlia Paes da Silva,

Tópico(s)

Patient-Provider Communication in Healthcare

Resumo

O artigo faz uma analise acerca do papel e influencia da comunicacao interpessoal no atendimento em saude. Resgata a compreensao do ser humano como alguem que possui codigos psicossociais (linguisticos) e psicobiologicos (seu comportamento e expressao nao-verbal), argumenta que os pacientes estao atentos e criam vinculos, basicamente, pela maneira como o profissional consegue ser coerente e complementar na sua comunicacao verbal e nao-verbal. Entre os principios de comunicacao expostos, esta o de que nao existe neutralidade nessas trocas de mensagens feitas entre as pessoas, e que toda comunicacao possui duas partes: o conteudo, o fato, a informacao que queremos transmitir, e o que sentimos quando estamos interagindo com o outro. O conteudo esta ligado ao nosso referencial cultural (que e diferente entre o leigo e o profissional) e o sentimento que demonstramos ao interagir, que e percebido (mais ou menos conscientemente) pelo outro, porque as emocoes/sentimentos sao expressos da mesma maneira (com variacoes de intensidade) em todas as culturas humanas. Finalizando, a autora conclui que para humanizar a assistencia precisamos tornar mais consciente o codigo nao-verbal, que fala da essencia do ser humano.

Referência(s)