
A poesia e o banal nos modos de fazer
2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1808-5245
Autores Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoReflito neste ensaio, a partir da analise de O fim do sem fim (Beto Magalhaes, Cao Guimaraes e Lucas Bambozzi, 2001), a questao do gesto como elemento do cinema documentario. A discussao parte dos efeitos de real , expressao de Jean-Louis Comolli, alcancada na montagem do filme, perpassando reflexoes em torno do corpo, sua cotidianidade e, por fim, sua forma, naquilo que Giorgio Agamben chamara de forma-de-vida . Aponto, em O fim do sem fim para uma insercao do corpo cotidiano, bem como seus gestos e modos de fazer em extincao, na esfera politica por intermedio da escritura do filme. O trabalho e parte do projeto “Experimentar o real: (re)invencoes do documentario brasileiro contemporâneo” que busca compreender o documentario, em sua vertente inventiva, como caminho privilegiado para a renovacao e expansao do dominio rumo a producao de outras formas de discurso imagetico-narrativos.
Referência(s)