Artigo Produção Nacional

Educação ambiental como ferramenta para o monitoramento dos rios que adentram o Parque Nacional do Iguaçu

2014; Linguagem: Português

10.14295/remea.v0i0.4440

ISSN

2318-4884

Autores

Yolanda Silva, Mariele Mucciatto Xavier, Carlos Giovanni, Fernanda Silva,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O Parque Nacional do Iguacu (PNI) esta inserido na bacia do Baixo Iguacu, com rede de drenagem constituida por afluentes da margem direita do rio Iguacu onde varios tributarios tem suas nascentes fora do Parque e correm para desaguar em seu interior. O padrao de drenagem faz com que as atividades humanas desenvolvidas no entorno tenham influencia direta ou indireta no Parque, especialmente aquelas referentes a utilizacao de produtos quimicos nas lavouras, a erosao, a sedimentacao de rios e a contaminacao hidrica que por ventura ocorra. Para melhorar a gestao da Unidade de Conservacao (UC) houve a necessidade de conhecer a qualidade hidrica dos rios que adentram o Parque. Para isso, foi desenvolvida uma metodologia que pudesse envolver os municipios do entorno e a equipe tecnica da UC, criando o Projeto Conhecendo os Rios do Parque, que envolve diretamente os setores de educacao ambiental – ESCOLA PARQUE e o de monitoramento de efluentes e aguas interiores - aquaIGUACU. O projeto teve inicio em Sao Miguel do Iguacu por conta do bom relacionamento que a Escola Parque possui com os professores deste municipio. O Colegio que participou do projeto durante todo o ano de 2012 pertence ao Distrito de Sao Jorge, na zona rural, onde os alunos conhecem bem a realidade local e tem o rio escolhido para o monitoramento passando por suas propriedades. O uso da educacao ambiental como ferramenta para este monitoramento foi fundamental para o desenvolvimento das atividades tanto em sala quanto em campo.

Referência(s)