
Os saberes docentes na formação do professor: perspectivas teóricas para a educação musical
2014; Volume: 14; Issue: 15 Linguagem: Português
ISSN
2358-033X
AutoresLiane Hentschke, Maria Cristina de Carvalho C. de Azevedo, Rosane Cardoso de Araújo,
Tópico(s)Music Education and Analysis
ResumoO presente artigo apresenta um tema discutido na formacao de professores: os saberesque definem a profissao de professor. Tal tematica tem sido abordada, especialmente, porpesquisadores da area da educacao e, recentemente, por profissionais da educacao musical, osquais tem buscado nos estudos sobre saberes docentes os referenciais teoricos para muitaspesquisas. Neste artigo, buscamos situar as discussoes teoricas sobre os saberes docentes naformacao de professores, abordando as caracteristicas e tipologias desenvolvidas por Shulman(1987), Tardif (2002), Gauthier et al. (1998) e Pimenta (1999). Em seguida, apresentamos pesquisasem educacao musical que, de forma direta ou indireta, se relacionam com a perspectiva teorica dossaberes docentes do professor de musica. As investigacoes emergentes na area pedagogicomusicaldemonstram a abrangencia e relevância do tema para o debate sobre a profissionalizacaodo professor de musica.
Referência(s)