Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Educação e ludicidade: um diálogo com a Pedagogia Waldorf

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Issue: 56 Linguagem: Português

10.1590/0104-4060.41463

ISSN

1984-0411

Autores

Dulciene Anjos de Andrade e Silva,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo busca relacionar os princípios e fundamentos da Pedagogia Waldorf, iniciativa educacional concebida por Rudolf Steiner, orientada epistemológica e didático-metodologicamente para a formação multidimensional do educando, com o conceito de ludicidade desenvolvido por Cipriano Luckesi: um estado interno do sujeito que age e/ou vivencia uma atividade de forma plena. Identifica que, ao transcender a concepção reducionista e instrumental do processo de aprendizagem e voltar-se para a integração do pensar, sentir e fazer no processo formativo do educando, a Pedagogia Waldorf apresenta-se como um modelo efetivo de educação lúdica e, portanto, consoante com o paradigma educacional da contemporaneidade.

Referência(s)