
Educação e ludicidade: um diálogo com a Pedagogia Waldorf
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Issue: 56 Linguagem: Português
10.1590/0104-4060.41463
ISSN1984-0411
AutoresDulciene Anjos de Andrade e Silva,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo busca relacionar os princípios e fundamentos da Pedagogia Waldorf, iniciativa educacional concebida por Rudolf Steiner, orientada epistemológica e didático-metodologicamente para a formação multidimensional do educando, com o conceito de ludicidade desenvolvido por Cipriano Luckesi: um estado interno do sujeito que age e/ou vivencia uma atividade de forma plena. Identifica que, ao transcender a concepção reducionista e instrumental do processo de aprendizagem e voltar-se para a integração do pensar, sentir e fazer no processo formativo do educando, a Pedagogia Waldorf apresenta-se como um modelo efetivo de educação lúdica e, portanto, consoante com o paradigma educacional da contemporaneidade.
Referência(s)