Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Análise dos livros didáticos utilizados no ensino médio sobre peixes

2015; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.6008/spc2318-3047.2015.001.0003

ISSN

2318-3047

Autores

Anderson Antonio da Silva, Ericka Fernanda Ferreira de Queiroz, Maria Elizabeth Simeão Cavalcanti, Vagne de Melo Oliveira, Argus Vasconcelos de Almeida,

Tópico(s)

Fish biology, ecology, and behavior

Resumo

No ensino médio o livro didático é um dos recursos mais usados pelos professores. Para alguns docentes, ele é um dos poucos materiais didáticos disponíveis, e pode ser para outros a única fonte de informação para alunos e professores. O presente estudo teve como objetivo analisar o conteúdo do Filo Cordata e da Classe Pisces, em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, observando a quantidade e a qualidade das informações apresentadas e a forma como foram abordadas seguindo critérios pré-definidos. Para tanto, analisaram-se os conteúdos relativos à Superclasse Pisces, contidos nos livros didáticos do Ensino Médio, na área de Biologia, totalizando 06 obras no universo da amostra pesquisada cuja analise procedeu-se através de uma ficha modelo para a coleta de dados, a fim de assegurar uniformidade na obtenção dos mesmos enfocando informações quantitativas e qualitativas. Pela análise de cada contexto e avaliação, o livro que melhor se enquadrou nos parâmetros e critérios de análise e avaliação do conteúdo peixes para o ensino meio nos livros de Biologia, dentre as obras analisadas, foi o de Sônia Lopes e Vivian Lavander Mendonça, fornecendo informações claras, didáticas, coerentes e objetivas. O livro que mantém regularidade é a obra do Nélio Bizzo. O livro identificado com maior grau de deficiência foi o Adolfo, Augusto; Crozetta, Marcos; Lago, Samuel.

Referência(s)
Altmetric
PlumX