
Análise dos livros didáticos utilizados no ensino médio sobre peixes
2015; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
10.6008/spc2318-3047.2015.001.0003
ISSN2318-3047
AutoresAnderson Antonio da Silva, Ericka Fernanda Ferreira de Queiroz, Maria Elizabeth Simeão Cavalcanti, Vagne de Melo Oliveira, Argus Vasconcelos de Almeida,
Tópico(s)Fish biology, ecology, and behavior
ResumoNo ensino médio o livro didático é um dos recursos mais usados pelos professores. Para alguns docentes, ele é um dos poucos materiais didáticos disponíveis, e pode ser para outros a única fonte de informação para alunos e professores. O presente estudo teve como objetivo analisar o conteúdo do Filo Cordata e da Classe Pisces, em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, observando a quantidade e a qualidade das informações apresentadas e a forma como foram abordadas seguindo critérios pré-definidos. Para tanto, analisaram-se os conteúdos relativos à Superclasse Pisces, contidos nos livros didáticos do Ensino Médio, na área de Biologia, totalizando 06 obras no universo da amostra pesquisada cuja analise procedeu-se através de uma ficha modelo para a coleta de dados, a fim de assegurar uniformidade na obtenção dos mesmos enfocando informações quantitativas e qualitativas. Pela análise de cada contexto e avaliação, o livro que melhor se enquadrou nos parâmetros e critérios de análise e avaliação do conteúdo peixes para o ensino meio nos livros de Biologia, dentre as obras analisadas, foi o de Sônia Lopes e Vivian Lavander Mendonça, fornecendo informações claras, didáticas, coerentes e objetivas. O livro que mantém regularidade é a obra do Nélio Bizzo. O livro identificado com maior grau de deficiência foi o Adolfo, Augusto; Crozetta, Marcos; Lago, Samuel.
Referência(s)