
REPUTAÇÃO CORPORATIVA NEGATIVA E O DESEMPENHO EMPRESARIAL
2015; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 9; Issue: 24 Linguagem: Português
10.11606/rco.v9i24.88647
ISSN1982-6486
AutoresMatheus Tanaques da Silva Souza Bandeira, Alan Diógenes Góis, Márcia Martins Mendes De Luca, Alessandra Carvalho de Vasconcelos,
Tópico(s)Securities Regulation and Market Practices
Resumo<p>Este estudo investiga a associação entre a reputação corporativa negativa e o desempenho, nas empresas listadas na BM&FBovespa. Para a construção da reputação negativa, foram analisadas ações judiciais cíveis e trabalhistas consignadas nas notas explicativas às demonstrações contábeis, os dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, referentes ao triênio 2009-2011. Fez-se uso do banco de dados Economática<sup>®</sup> para determinar o desempenho empresarial. O estudo reúne 207 empresas, cujos dados foram submetidos à Análise de Correspondência. Os resultados mostraram que os setores Telecomunicação e Utilidade Pública possuem alta reputação corporativa negativa, e que as empresas com alta reputação negativa assinalam maior desempenho operacional, porém registram menor desempenho de mercado. Conclui-se que a reputação corporativa demonstra ser um recurso estratégico valioso, confirmando os pressupostos da Visão Baseada em Recursos, que surge a partir das expectativas sociais, e quando bem gerenciada tem a capacidade de gerar resultado superior e diferencial competitivo para as organizações.</p>
Referência(s)