
Quem está motivado para aprender nos cursos oferecidos pelas empresas?
2010; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 20; Issue: 46 Linguagem: Português
10.1590/s0103-863x2010000200006
ISSN1982-4327
AutoresLuciana Mourão, Jesiane Marins,
Tópico(s)Quality and Supply Management
ResumoO mercado de trabalho tem se tornado mais competitivo e as organizações têm realizado programas de treinamento e desenvolvimento, buscando resultados eficazes em relação aos recursos humanos. Esta investigação teve como objetivo principal verificar se as características da clientela, do treinamento e das organizações influenciam nos resultados da motivação para aprender. A amostra foi obtida por conveniência, com 220 trabalhadores que estavam iniciando ações de capacitação em sete empresas privadas do Estado do Rio de Janeiro. Utilizaram-se escalas validadas para mensurar a motivação para aprender e as crenças sobre o sistema de treinamento. Foram realizadas análises descritivas e regressão múltipla padrão. Os resultados indicam que as crenças em relação ao sistema e tipo de treinamento, tipo de instrutor e tempo de empresa são preditoras da motivação para aprender. Foram discutidas implicações práticas dos resultados e sugerida agenda de pesquisa para a área.
Referência(s)