Artigo Acesso aberto

Aprendizagem e Desenvolvimento na Teoria de Jean Piaget

2001; Volume: 7; Issue: 7 Linguagem: Português

10.14572/nuances.v7i7.148

ISSN

2236-0441

Autores

Maria Suzana De Stéfano Menin,

Tópico(s)

Social Representations and Identity

Resumo

Neste artigo são apresentadas, segundo indicay6es de Castorina (1988), e desenvolvidas três etapas em que a teoria Psicogenetica de Jean Piaget debruçou-se sobre as relações entre aprendizagem e desenvolvimento buscando esclarece-las. Na primeira etapa, a teoria buscou diferenciar-se das posi96es empiristas e aprioristas afirmando todo o desenvolvimento cognitivo como construção gradual de estruturas. Na segunda, negou-se a possibilidade de apressar a construção de operações 16gicas atraves de treinos baseados em aprendizagens estritas, por associação e reforço, de respostas corretas. Na terceira etapa a teoria Psicogenetica buscou responder às indagações sobre as possibilidades de se promover o desenvolvimento através da apresentação de situações de desequilíbriocognitivo.

Referência(s)
Altmetric
PlumX