Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Por que pesquisar implementação de políticas educacionais atualmente?

2010; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 31; Issue: 113 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302010000400007

ISSN

1678-4626

Autores

José Roberto Rus Perez,

Tópico(s)

Educational Assessment and Improvement

Resumo

Partindo do pressuposto de que ainda continua valendo a distinção das fases da policy (agenda, formulação, implementação e avaliação), este texto apresenta a evolução da reflexão acadêmica e ressalta a relevância dos estudos sobre implementação ainda hoje, assim como traz alguns resultados de pesquisa como uma contribuição para o debate sobre questões metodológicas na avaliação de processo de implementação, como uma subárea específica da pesquisa de avaliação de política, e para o estudo das políticas educacionais. Serão recuperadas as mudanças e oportunidades do campo da implementação de política educacional como um campo de pesquisa prática, com base na reflexão sobre a literatura produzida e as metodologias empregadas nas pesquisas sobre educação, que se tornou, nos últimos vinte anos, uma arena de acirrados conflitos e interesses com uma política de grandes orçamentos, além de relacionar-se com as múltiplas dimensões do Estado de bem-estar social.

Referência(s)