
Entrevista Qualitativa na Pesquisa de Marketing e do Consumidor: Abordagens Paradigmáticas e Orientações
2014; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 13; Issue: 4 Linguagem: Português
10.5585/remark.v13i4.2762
ISSN2177-5184
AutoresEileen Fischer, Rodrigo Castilhos, Marcelo Jacques Fonseca,
Tópico(s)Customer Service Quality and Loyalty
ResumoA entrevista a forma mais prevalente de coleta de dados em projetos de pesquisa qualitativa. Este artigo tem o objetivo de discutir como a prtica da realizao de entrevistas vem evoluindo na pesquisa de marketing e do consumidor, alm de oferecer um guia para pesquisadores que pretendem coletar dados qualitativos via entrevistas. Para tanto, ns inicialmente identificamos e discutimos duas perspectivas qualitativas na pesquisa de marketing e do consumidor: a abordagem fenomenolgica e a abordagem ps-estruturalista. Em seguida, desenvolvemos um guia com diferentes etapas para a concepo, conduo e anlise de entrevistas qualitativas nas duas abordagens. Alm de oferecer uma ferramenta de utilidade para os pesquisadores com nveis iniciais e intermedirios de intimidade com a pesquisa qualitativa, o artigo tambm contribui com o mapeamento das importantes discusses correntes no campo da pesquisa qualitativa de marketing e do consumidor.
Referência(s)